A ARTE DE LER, VER E ESCREVER Fundada em 2022 pelo poeta, professor e jornalista Cesar Garcia Lima, a produtora Voo da Palavra dedica-se a projetos audiovisuais, literários e artísticos em geral, com foco na elaboração e realização de séries e filmes de não-ficção, promoção de cursos, assim como lançamentos de livros e filmes. Entre …
Uma imagem de desolação, feita por drone, não sai da minha mente desde a semanapassada. Nela vemos a publicitária brasileira Juliana Marins, 26 anos, sentada naencosta do segundo maior vulcão da Indonésia, o Monte Rinjani, depois de terescorregado não se sabe como, ao se separar do grupo e do guia que visitavam o local.Como já …
“Não sou de nenhum partido, mas não me calo diante das injustiças.” Assim, o ator argentino Ricardo Darín define seu engajamento social. Um posicionamento que se comprova em todas as suas escolhas na carreira artística. Um exemplo é seu trabalho mais recente: “O Eternauta” (2025, Netflix), série de Bruno Stagnaro com segunda temporada confirmada, em …
O envelhecimento é uma das maiores preocupações da sociedade contemporânea e também um assunto frequente em filmes e séries. Em 22 de junho deste ano haverá a 29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, cujo tema é “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”. O evento ocorrerá na Avenida Paulista, palco das grandes …
Ultimamente, o Oriente não tem nos proporcionado boas notícias e cheguei um ponto no qual não aguento mais saber dos bombardeios ao vivo, da vilania reinaugurada a cada dia e que não poupa ninguém. Na tentativa de saber o que está acontecendo na Palestina, Irã e Israel, percebi o óbvio: é uma curiosidade perversa ficar …
Há exatos 70 anos, era lançado “Rio, 40 graus” (1955/disponível no Telecine), filme dirigido por Nelson Pereira dos Santos (1928-2018) que revolucionou o cinema brasileiro e teve significativo impacto internacional. A obra pode ser descrita como prosseguidora e precursora de dois grandes movimentos cinematográficos. Do Neorrealismo (Itália, anos 1940 e 1950), de Roberto Rossellini (1906-1977) …
Os antigos seriados de TV aberta contavam uma história completa a cada episódio com início, meio e fim. Isso valia para “A Feiticeira” (1964), “Perdidos no Espaço” (1965) ou “As Panteras” (1976), ou seja, tanto para comédia, quanto para ficção científica ou para suspense. Hoje em dia, no entanto, as séries, que proliferam com a …
O prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes deste ano foi uma alegria, mas não uma surpresa para os admiradores de Wagner Moura. O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, trouxe certamente um reconhecimento inédito para Moura. Contudo, desde 2015, com a série “Narcos” (2015 – 2017/Netflix), em que viveu Pablo …
Primeiro projeto da produtora Higher Ground (HG), fundada por Barack e MichelleObama em 2018, o documentário “Indústria Americana” (2019/Netflix), dirigido porJulia Reichert e Steven Bognar, trata de maneira quase tragicômica da reabertura deuma antiga fábrica da General Motors, em Dayton, Ohio, pela empresa chinesa FuyaoGlass. Ganhador do Oscar de documentário, o filme tem a marca …
Li pela primeira vez o poema “Uma arte”, de Elizabeth Bishop, em meados dos anos 1990, com tradução do poeta Horácio Costa, e fiquei fortemente impactado. O primeiro verso (“A arte de perder não tarda aprender”) ficou soando na minha memória como um desafio para o que o poema propõe, um exercício estóico de aceitação …
As máquinas artificialmente inteligentes conquistaram também o mundo cinematográfico. E não é de hoje. O exemplo de sucesso mais recente é o filme de animação “Robô Selvagem” (2024/Prime), escrito e dirigido por Chris Sanders e baseado nos livros de Peter Brown. Os robôs propriamente ditos povoam a nossa imaginação desde o início do século XX. …