Karl Mor
Três grandes e lendários estúdios cinematográficos continuam a fazer vibrar telas pelo mundo. São eles: Walt Disney (Hollywood, EUA), Pinewood (Inglaterra) e Cinecittà (Itália).
Os Estúdios Walt Disney fazem parte dos Cinco Grandes de Hollywood. Um grupo de estúdios que controla, em termos de produção e distribuição, cerca de 80% da renda obtida nas bilheterias estadunidenses.
Fundados em 1923, os Estúdios Walt Disney lançaram seu primeiro longa-metragem em 1934, “Branca de neve e os sete anões”. Hoje fazem parte da Walt Disney Company. Em 1966, com a morte do fundador Walt Disney, os estúdios viveram uma fase de declínio, que foi revertida a partir da segunda metade dos anos 1980. A Disney se tornou então o estúdio de maior rentabilidade de Hollywood com filmes como “Três solteirões e um bebê” (1987), “Bom dia, Vietnã” e “Uma cilada para Roger Rabbit” (1988). Daí em diante, o avanço foi constante embora em 2023, ao festejar seu aniversário de cem anos, os estúdios tenham tido um ano que foi considerado desastroso pelos especialistas.
Os Estúdios Pinewood estão localizados a cerca de 30 quilômetros de Londres, Inglaterra. Foram inaugurados em 1936. Seu primeiro filme foi “Talk of the devil”, dirigido por Carol Reed. Em 1962, a franquia James Bond começou a ser produzida em Pinewood, com “007 contra o Satânico Dr. No”, dirigido por Terence Young, e continua lá até hoje. “Batman” (1989), de Tim Burton, foi também feito em Pinewood. Neste século, os Estúdios foram responsáveis pela produção de filmes como “Harry Potter e o cálice sagrado” (2005), “Os miseráveis” (2012) e “Emma” (2020).
Em Roma, na Itália, em uma área de 99 acres (400 mil metros quadrados), estão os fabulosos Estúdios Cinecittà, fundados em 1937. Conhecidos como Hollywood no Tibre, os Estúdios produziram mais de três mil filmes, sendo que desses 47 receberam prêmios da Academia. Ali trabalharam diretores como Federico Fellini, Roberto Rossellini, Luchino Visconti, Sergio Leone, Bernardo Bertolucci, Francis Ford Coppola e Martin Scorsese Em 2014, Cinecittà inaugurou um parque temático, com relíquias de suas mais famosas produções.