Karl Mor
Para surpresa geral, “Hacks” (2021-), disponível na Max), recebeu o prêmio Emmy de Melhor Série de Comédia de 2024. Essa surpresa nada teve a ver com a qualidade da produção. “Hacks” simplesmente não era a favorita. Pensando bem, no entanto, é fácil compreender por que o prêmio é seu.
A vitória de “Hacks” começou quando seus criadores, Jen Statsky, Lucia Aniello e Paul W. Downs, trabalharam juntos pela primeira vez em “A cidade das minas/Broad City” (2014/2019). Essa foi uma série de comédia sobre a relação entre duas jovens melhores amigas em Nova York, um programa elogiado por sua criatividade. A experiência anterior dos criadores de “Hacks” com o humor feminino abriu caminho para o triunfo atual. “Hacks” trata justamente, com agilidade e inteligência, da amizade entre Deborah Vance (Jean Smart), uma veterana comediante, e Ava Daniels (Hannah Einbinder), uma jovem e ambiciosa roteirista.
A partir da química impecável entre as duas atrizes, de diálogos eficientes, de situações bem elaboradas e do uso equilibrado de elementos dramáticos, é desenhada a comédia de “Hacks”, que tem muito a oferecer, além de boas gargalhadas. Com leveza e profundidade, o programa enfrenta temas dos quais a televisão parece estar sempre querendo fugir: conflito geracional, envelhecimento, etarismo e condição feminina.
“Hacks” é, além disso, um mergulho nos bastidores do mundo da comédia, e Deborah é a diva lgbtq+ de Las Vegas, cidade em que a série é ambientada. A personagem deu até agora três prêmios Emmy de Melhor Atriz de Série de Comédia (2021, 2022 e 2024) a Jean Smart, que no futuro merecerá aqui uma coluna exclusivamente sobre sua carreira no cinema e na televisão.
O grande desafio dos produtores de “Hacks” tem sido manter a relevância e a atualidade da série. Ao contrário de outras produções, eles fazem isso correndo riscos. Embora o roteiro seja um dos trunfos do programa, o elenco tem liberdade para improvisar, o que garante a espontaneidade das cenas. “Hacks” é toda comédia, da forma ao conteúdo. Nada mais justo, portanto, que sua excelência venha sendo reconhecida.