Karl Mor
A atriz e produtora californiana Kaley Cuoco, que se notabilizou nas séries “The Big Bang Theory” (2007-2019) e “A comissária de bordo” (2020-2022), anunciou recentemente que fará um telefilme sobre a história da cantora e atriz estadunidense Doris Day (1922-2019). Será uma bela oportunidade para que os mais jovens conheçam essa extraordinária artista, rainha da era de ouro de Hollywood. Cuoco disse que a ideia é apresentar o outro lado de Day, para além da imagem ingênua consagrada em comédias românticas.
De qualquer forma, basta começar pelo relato da grandiosa carreira de Day como cantora: entre 1947 e 1967, gravou mais de 650 canções. Na adolescência, ela encontrou sua própria voz ouvindo Ella Fitzgerald, a grande referência, no rádio e se arriscando a cantar junto com ela. Já atuando como cantora, Day foi comparada a Bing Crosby e Frank Sinatra, o que permite compreender o alcance de seu talento. Ou seja, ela chega ao cinema, em 1948, consagrada como cantora, mais aí começa sua saga de all American girl. A aparência superou a voz. Mas como ela mesmo cantaria em “O homem que sabia demais” (1956), de Alfred Hitchcock, “Que sera, sera (whatever will be, will be), canção premiada com o Oscar. Aliás, outra interpretação sua tinha rendido Oscar a uma música original: “Secret love”, do filme “Ardida como pimenta” (1953), dirigido por David Butler, uma das melodias inesquecíveis da década.
Em 1959, com “Confidências à meia-noite”, de Michael Gordon, finalmente Day chegou perto de uma estatueta toda sua, ao ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Não ganhou, mas o filme foi um sucesso estrondoso, ela iniciou a lendária dupla com Rock Hudson e começou aí uma série de inesquecíveis comédias românticas. Doris Day foi campeã de bilheteria ao longo da primeira metade dos anos 1960. Entretanto, o fecho de ouro foi tornar-se uma ativista da causa animal. Já nos anos 1950, Doris Day se revoltou com o modo como eram tratados animais usados nos filmes. Daí em diante, não parou mais. Ainda hoje existe nos EUA uma fundação com seu nome voltada para o bem-estar dos animais. É sua grande arte.