No filme “Wicked” (2024), a megastar pop estadunidense Ariana Grande vive uma feiticeira distinta como “A bruxinha que era boa” (1958), clássico do teatro infantil nacional de Maria Clara Machado. Ao longo de sua carreira, desde seu primeiro álbum, “Yours truly”, de (2013), Ariana vem tendo oportunidade de mostrar seus muitos talentos, como uma voz de alcance excepcional, comparada à de Mariah Carey, aliás sua diva e referência, embora seu estilo seja mais sofisticado e contemporâneo.
Nascida na Flórida em 1993, Ariana Grande iniciou sua jornada heroica como atriz mirim em 2010 no canal de televisão Nickelodeon. A passagem à tela adulta se deu com “Não olhe para cima” (2021/Netflix), filme dirigido por Adam Mckay, uma comédia satírica sobre a crise climática com pesos pesados como Leonardo DiCaprio, Meryl Streep e Jennifer Lawrence, em que interpreta Riley Bina, a irreverente namorada de um popstar. Essa sua primeira performance em longa-metragem foi bem recebida pela crítica, e a partir de então passou a ser considerada uma atriz promissora sobretudo por seu potencial cômico.
Começar no cinema com um filme que critica o negacionismo científico como “Não olhe para cima” combina bem com a própria trajetória da estrela, que se dedica à causa dos direitos dos animais entre outras. É vegana convicta e projeta a dieta como parte de sua dedicação aos animais. Além disso, tem vários animais de estimação resgatados e incentiva a adoção em vez da compra. Parceira de organizações de proteção animal, faz doações para abrigos e instituições de resgate, bem como utiliza sua conta no Instagram (@arianagrande) para promover seu ativismo.
O destaque no filme “Wicked”, estrondoso e até certo ponto surpreendente sucesso de bilheteria dirigido por John M. Chu, já coloca Ariana Grande como uma das favoritas para o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar 2025. O filme é uma adaptação do musical da Broadway de mesmo nome lançado em 2003 e que no Brasil teve estreia em 2016. O espetáculo tem sua origem no livro “Defying gravity”, de Gregory Maguire. Dentre as canções do musical, compostas por Stephen Schwartz, justamente “Defying gravity” se tornou um clássico mesmo para quem não conhece o musical.
O grande momento de Ariana Grande no filme “Wicked”, em que vive a bruxinha boa Glinda, é a interpretação da música “Popular”. Esse papel na Broadway esteve a cargo de Kristin Chenoweth, numa atuação consagradora. A comparação é inevitável, mas Ariana se sai extremamente bem. “Popular” é símbolo da amizade entre as principais personagens do musical e aborda comicamente o processo de transformação de Elphaba (a Bruxa Má do Oeste), interpretada por Cynthia Erivo, que também tem sido mencionada para prêmios na atual temporada.
“Popular” é tradicionalmente um dos momentos mais aplaudidos do musical “Wicked” no teatro. No filme corresponde à comovente peça catalisadora da narrativa. Marca inevitavelmente a transformação de Ariana Grande, de estrela pop a atriz prestigiada em Hollywood.