Karl Mor
Foi Bing Crosby quem apresentou ao mundo a canção “White Christmas”, de Irving Berlin. Ela fazia parte da trilha sonora do filme “Holiday Inn” (1942). Desde então o mundo sonha com um Natal branco, “mesmo que nunca tenha conhecido um”, como sugeria a canção. Paisagens, pinheiros, renas, ostensivamente nevados, estão no shopping center do bairro. No fim de ano, a população se transporta para o colo de Papai Noel e entoa a canção de Irving Berlin com o próprio Bing Crosby, mesmo sem saber que está fazendo isso. O calor pode ser insuportável, mas a fantasia do Natal branco é indispensável, nem que seja ao colocar tufos de algodão na árvore prateada da sala.
A Netflix faz a sua parte para preservar esse espírito natalino (branco). Existe, por exemplo, uma coleção “Festas de fim de ano”. Mas, como o objetivo aqui é tratar do Natal, pode-se passar logo para a categoria “Diversão natalina para toda a família”, em que há 48 títulos. São filmes e séries quase que inteiramente oriundos do Hemisfério Norte, respeitando a tradição do Natal branco, e há opções para todos os gostos. O melhor Natal, crônicas de Natal, a família Noel, milagres de Natal, Natal do mal, uma invenção de Natal, casa pronta para o Natal, duendes de Natal, missão presente de Natal, Natal com Dolly Parton… Em um dos únicos filmes brasileiros (“Luccas Neto em: o fim do Natal”), o protagonista vai ao Polo Norte e ajuda Papai Noel. Ou seja, existe esperança de Natal branco verdadeiro mesmo quem para mora nos tristes trópicos.
Neve e Natal levam necessariamente aos “Cheios de romance”, outra categoria da Netflix. Aqui há contudo algumas surpresas, como o filme “Alguém avisa”, de 2020, com Kristen Stewart, ou a série “Dash & Lily”, de 2020, com Austin Abrams. São histórias de amor em meio ao Natal branco, mas com situações menos óbvias, tal como uma trama LGBT no primeiro caso, ou uma versão muito contemporânea do conto de fadas no segundo. Quando o calor é de 40 graus, nada como um velho e bom serviço de streaming para trazer uma atmosfera nevada em fins de dezembro.