Karl Mor
Gillian Leigh Anderson nasceu em Chicago, Illinois (EUA), em 9 de agosto de 1968 e foi parcialmente criada em Londres (GB), onde mora desde 2002. Também por isso, tem a habilidade de passar facilmente do sotaque do inglês estadunidense para o do inglês britânico. Suas atuações no cinema, no teatro e na televisão recebem elogios frequentes. Além de atriz, é feminista convicta e ativista.
Seu sucesso mais recente é “A grande entrevista” (Netflix/2024), filme biográfico dirigido por Philip Martin em que interpreta a jornalista britânica Emily Maitlis, responsável por um programa da BBC que em 2019 fez com que o Príncipe Andrew fosse afastado de suas funções reais. Impressionante o modo como Gillian conduz sua atuação, mostrando a força e as hesitações da personagem diante de uma tarefa tão relevante.
A trajetória de Gillian é extensa e aclamada desde a década de 1990. Basta relacionar seus trabalhos e prêmios na televisão para compreender sua grandeza como atriz. A partir de 1993, viveu a agente especial do FBI Dana Scully na série “Arquivo X”, talvez o papel mais marcante de sua carreira e que na época gerou uma adesão apaixonada no mundo inteiro. Por Scully, ganhou um Emmy (1999), dois prêmios SAG (1996 e 1997) e um Globo de Ouro (1997). Como Margaret Thatcher na série “The Crown” (Netflix) recebeu os seguintes prêmios com Melhor Atriz Coadjuvante em 2021: Emmy, SAG, Critics Choice e Globo de Ouro.
No cinema, Gillian Anderson trabalhou em filmes como “O último vice-rei” (2017), “O último rei da Escócia” (2006) e “A essência da paixão (2000).
Gillian Anderson também tem levado seu brilho ao teatro. Suas performances no palco incluem personagens como Blanche DuBois (“Um bonde chamado desejo”, de Tennessee Williams, 2014) e Margo Channing (“A malvada”; a partir do filme de Joseph L. Mankiewicz, 2019), encenadas em Londres. As duas atuações foram indicadas ao prêmio Laurence Olivier de Melhor Atriz.
Afinal, sempre vale saber mais sobre a versátil Gillian Anderson, uma atriz cujo rosto é tão familiar, mas enigmático, e vá ter certamente ainda tanto a revelar.