Karl Mor
O cineasta e roteirista Olivier Assayas (1955) e a atriz Juliette Binoche (1964), ambos franceses, formam uma dupla extraordinária no cinema contemporâneo. O cinema é certamente um ótimo lugar para encontros e reencontros quando os artistas têm admiração uns pelos outros. Assayas e Binoche já estão na quinta colaboração. Tudo começou com “Rendez-vous” (1985, disponível no YouTube), em que Assayas foi um dos roteiristas. Treze anos depois, Olivier mais uma vez escreve o roteiro de um grande sucesso de Binoche: “Alice & Martin”. Note-se que esses dois filmes, intensos dramas psicológicos, foram realizados pelo cultuado André Téchiné (1943).
Assayas assumiu finalmente o papel de diretor de Juliette em 2008, ano do drama “Horas de verão” (disponível no Reserva Imovision), filme também escrito por ele. Mas o grande trabalho dividido por realizador-roteirista e atriz foi provavelmente “Acima das nuvens” (2014, disponível no Mubi). O filme foi escrito especialmente para Binoche, e a trama tem elementos análogos com os de sua vida. Em “Acima das nuvens”, Juliette interpreta Maria Enders, uma celebrada atriz francesa que passa a lidar com a meia-idade. Maria procura equilibrar seu legado com a tendência da indústria do audiovisual em se concentrar no público adolescente. A trama torna-se um desafio para os cinéfilos na tentativa de compreender quando Enders começa e Binoche termina.
A mais recente parceria de Olivier Assayas com Juliette Binoche foi a comédia “Vidas duplas”, (2019, disponível no Amazon Prime Video). É interessante notar que mais uma vez o realizador entrelaça realidade e ficção. Binoche vive uma atriz, Selena, mas agora de forma farsesca, como de estivesse rindo de si mesma. É outro retrato que Assayas pinta de Binoche. Numa determinada cena, um personagem, que é um editor, comenta que Juliette Binoche seria excelente para um audiolivro. Imediatamente Selena avisa que não pode fornecer os contatos pessoais de Juliette e sugere que ele procure o agente dela. Assim, Selena brinca com Binoche. E esta segue como uma das atrizes mais premiadas da Europa.