Karl Mor
A ficção para jovens adultos ataca novamente no mundo das minisséries. Jovens adultos são consumidores com idade entre 12 e 18 anos nos quais a indústria do entretenimento tem investido agressivamente. É o caso das minisséries “Manual de assassinato para boas garotas” e “Garotos detetives mortos”, ambas de 2024 e exibidas pela Netflix.
“Manual de assassinato para boas meninas” é baseada no romance homônimo de Holly Jackson, adaptado para a tela por Poppy Cogan, e dirigida por Dolly Wells. A história é ambientada em uma cidade ficcional na Inglaterra, em que vive a adolescente Pip (Emma Myers), que resolve investigar um caso local arquivado para seu trabalho de fim de curso no nível médio. A jovem revela-se uma ótima detetive, mas se mete em uma infinidade de perigos ao longo do programa. “Manual de assassinato para boas meninas” é uma narrativa realista, o que explica a opção por imagens simples, com um andamento convencional e alguns momentos de suspense.
Em “Garotos detetives mortos”, o jogo é outro. Os jovens detetives Charles (Jayden Revri) e Edwin (George Rexstrew) lidam com horror, comédia e drama. A minissérie foi criada por Steve Yockey a partir de histórias da DC Comics. Apesar de mortos, Charles e Edwin decidem permanecer na Terra para investigar crimes que envolvem o sobrenatural. A trama evoca a ficção britânica para crianças: a literatura de internato e as histórias de detetives adolescentes. A atmosfera é o ponto central do programa. A ambientação combina várias épocas e lugares, mas o tom é sempre ligado ao fantástico, com transformações súbitas e efeitos visuais. Outros personagens se destacam, como a bruxa Esther Finch (Jenn Lyon) e o Rei Gato (Lukas Cage), vilões da história.
“Manual de assassinato para boas garotas” e “Garotos detetives mortos” parecem ter encontrado uma fórmula irresistível no campo da ficção para jovens adultos, não só os tradicionais temas ligados à amizade, à sexualidade e ao amadurecimento, mas também os casos de detetives, envolvidos em situações pertinentes a sua faixa etária. Em resumo, entretenimento garantido para todas as idades.