Karl Mor
“Casting” (direção de elenco) é o processo de seleção e escalação de atores para um determinado filme. O termo serve também para designar a escolha de músicos, cantores, bailarinos ou modelos para outros tipos de produções artísticas. Recentemente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood comunicou que a partir de 2026 haverá uma nova categoria no Oscar, justamente a de Melhor Direção de Elenco.
É uma decisão muito justa já que o elenco é fundamental para o sucesso de um filme. Afinal, o cinema de entretenimento é dominado por astros e estrelas, que frequentemente são convidados por diretores e produtores para um determinado papel. Isso quando o personagem não é criado especialmente para um ator. Alguns filmes são “veículos” para certas estrelas, ou seja, concebidos em função de suas características físicas ou artísticas. Um exemplo de veículos contemporâneos são filmes feitos especialmente para Julia Roberts como “O casamento do meu melhor amigo” (1997) ou “Erin Brockovich: Uma mulher de talento” (2000).
O trabalho de direção elenco, no entanto, é mais relevante quando são selecionados estreantes para protagonizar produções ou mesmo na escolha de atores para o elenco secundário. Nesse caso, o processo de “casting” envolve uma bateria de testes com profissionais eventualmente desconhecidos que se candidatam a um determinado papel a partir da divulgação de uma nova seleção. O “casting” mais célebre da história de Hollywood foi o da escolha da atriz que viveria a personagem Scarlett O’Hara, protagonista de “…E o vento levou” (1939). Inicialmente foram consideradas para o papel mais de cem estrelas, como a inigualável Bette Davis (1908-1989), que, aliás, seria perfeita para o papel. Mas finalmente o processo de seleção voltou-se para atrizes estreantes ou menos conhecidas. Foram feitos 31 testes de câmera, e em fins de 1938 a britânica Viven Leigh (1913-1967), que ganharia o Oscar de Melhor Atriz de 1939, foi a selecionada. Uma escolha que causou polêmica, pois a personagem era uma típica jovem estadunidense, mas que se tornou um marco na história do cinema.