Karl Mor
Existem filmes que parecem ter sido produzidos principalmente para receber indicações ou ganhar prêmios da Academia. Costumam ser lançados no final do ano, e espera-se que o bom resultado na noite do Oscar lhes garanta uma rica sobrevida em termos de bilheteria. Isso geralmente funciona muito bem no caso de filmes históricos e biográficos. Há também produções que exploram simplesmente a arte do filme.
“Maestro” (Netflix; 2023), dirigido e estrelado por um chamativo Bradley Cooper talvez caia bem nessa categoria de “filmes para Oscar”. É a biografia de Leonard Bernstein, músico estadunidense que viveu de 1918 a 1990. Trata-se, portanto, de um filme histórico também. E está concentrado no longo casamento de Bernstein (Cooper) com Felicia Montealegre (Carey Mulligan) e na bissexualidade do maestro, o que aparentemente pareceu aos produtores mais relevante do que a própria carreira dele. O filme foi lançado em fins de 2023, teve um orçamento de aproximadamente 80 milhões de dólares e teria faturado até agora apenas 375 mil dólares (dados do IMDB). Indicado ao Oscar em sete categorias, incluindo melhor filme, “Maestro” pode ter aí uma chance e tanto para melhorar seu desempenho nas bilheterias
“Segredos de um escândalo” (Netflix; 2023), uma péssima tradução do título “May December”, expressão que indica um relacionamento em que uma pessoa é muito mais velha do que a outra, não foi certamente produzido com o Oscar em mente. Dirigida por Todd Haynes (“Carol”), com trilha sonora do paulista Marcelo Zarvos e roteiro original de Samy Burch (indicada ao Oscar), a obra teria sido parcialmente inspirada por “Persona”, de Ingmar Bergman. Peter Debruge, da “Variety”, escreveu sobre seu “potencial para paixão, transformação e subversão”. O filme conta a história de uma mulher de 36 anos (Gracie/Julianne Moore) que se envolveu sexualmente com um adolescente de 13 anos (Joe/Charles Melton). Ela vai para a cadeia e depois casa com o rapaz. Vinte e três anos depois, uma atriz (Elizabeth/Natalie Portman) visita o casal para estudá-lo a fim de viver a história de Gracie em um filme. Sutil, belo, desconcertante.