Karl Mor
No próximo domingo, quando o Oscar de Melhor Atriz for anunciado, provavelmente não será ouvido o nome de Sandra Hüller. E, no entanto, 2023 foi até o momento o melhor ano da atriz nascida em 1978 na Alemanha. Ela concorre ao prêmio da Academia por “Anatomia de uma queda” (2023), de Justine Triet, e fez também história com seu desempenho em “Zona de interesse” (2023), escrito e dirigido por Jonathan Glazer. Ela já havia sido consagrada com o European Film Award na categoria de melhor atriz pela comédia “Toni Erdman” em 2017, filme de Maren Ade. Agora vai muito além.
“Anatomia de uma queda” é favorito ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Esse texto brilhante certamente não teria ganhado tanto destaque internacional se não fosse por Sandra. No papel de uma sofisticada escritora, ela enfrenta com firmeza uma complexa trama de tribunal, em que nada é evidente. Acusada pela morte de seu companheiro e às voltas com um filho pequeno que perdeu a visão, a empoderada protagonista oscila entre o francês e o inglês enquanto é interrogada por um promotor obstinado. É pela aparente fragilidade que Sandra Hüller torna a personagem grandiosa. Veredito: César (o Oscar francês) de Melhor Atriz deste ano.
Hedwig é o papel de Sandra em “Zona de interesse”, título que se refere à área de triagem (“interessengebiet” em alemão) dos prisioneiros judeus na chegada ao campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia. Aí, eram espoliados de todos os seus bens e conduzidos aos trabalhos forçados ou às câmaras de gás. Esposa do comandante Rudolf Höss, ela vive de forma idílica numa confortável casa ao lado do campo. Trivialidade e indiferença são flagrantes na fisionomia da Hedwig de Sandra. A transformação corporal da atriz é nada menos do que surpreendente. Nada a ver com uma escritora elegante, mas uma matrona risonha que se dedica a experimentar meticulosamente o que é expropriado, como um casaco de peles ou até mesmo um batom.
Em seus trabalhos recentes, Sandra Hüller demonstra, portanto, tal versatilidade que chega a assustar. É a grande atriz do ano, com Oscar ou não.